terça-feira, 21 de julho de 2009

Sacrifício pela balada alheia

O conto Rosa e o Rouxinol estava muito meigo para Oscar Wilde, ainda bem que eu li até o final.

Na história, o Rouxinol se sacrifica para que nasça uma rosa vermelha. A rosa vermelha era procurada (quase que desesperadamente) por um estudante que a levaria a uma moça, para que ela dançasse com ele. A moça descumpre o trato, mesmo recebendo a rosa, porque recebeu jóias de outro rapaz. O estudante joga a rosa na rua e um carro a atropela. Ah, depois disso, ele resolve se dedicar aos estudos da metafísica e da filosofia porque o amor não tem nada de prático (um trecho muito sensato).

Estava tudo muito brega até a rosa ser rejeitada, exceto pelas considerações do menino sobre o canto do rouxinol. Enquanto o mártir da história estava cantando pra se despedir da vida, em favor da rosa necessária ao amor do menino, o ingrato e ignorante estudante estava dizendo que o bichinho cantava lindamente, mas não tinha sentimentos.

Enfim, dá a entender que geralmente são as terceiras pessoas que mais se sacrificam por amor do que os dois envolvidos. Minha opinião, contudo, é de que o rouxinol não percebeu o engano do menino, uma vez que não era amor, era só vontade de dançar a noite inteira. Acontece muito por aí, com muito mais freqüência que o amor, e com conseqüências muito menos desgastantes também. Sem perceber que uma “balada”, ainda que bem acompanhada, não vale uma vida (muito menos quando se trata de dar a sua vida pela balada de outrem) o pobre rouxinol morreu por uma causa vã. Para mim, a moral da história é a importância de usar a prudência para interpretar os fatos, principalmente quando se opta pelo auto-sacrifício. Eu só não sei como se faz pra ter prudência e vocação pra auto-sacrifício, nem pretendo aprender esta última.

Além do mais, era só ir à floricultura...

5 comentários:

  1. Nossa, já li esse conto.
    Na verdade achei bastante bonito, emo concerteza, mas bonito.hahaha
    Aquelas coisas que eu acho legal os outros sentirem, mas, se fosse eu, me sentiria ridicula na situação deles e pá...hahaha

    Mas, auto-sacrifício tbm pode ser falta de uma opção melhor. Não?

    AH, não sei!

    haiushuiashiuashiashuahs

    ResponderExcluir
  2. rouxinol entendiado resolve se matar pelo amor de outrem

    huahahahaha

    boto fé

    ResponderExcluir
  3. auto-sacrifício em prol de alguém obviamente idiota pode ser uma ótima desculpa para se fazer de vítima com mais veracidade. sabe, existem pessoas que fazem de tudo para serem as coitadinhas.

    coitadas. ¬¬'

    ResponderExcluir
  4. Lembrei da Clarice Lispector falando: "é quase impossível evitar o excesso de amor que um bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo."

    in A paixão segundo G.H.

    HAHA =D

    ResponderExcluir
  5. huhuh
    eu acho q o bobo pode ser feito sem amor, qdo é bobo de nascença e os pais ficaram juntos só pelo séquiçoo ou por interesse financeiro

    gttt, hj eh meu dia de falar merda \o/

    ResponderExcluir