domingo, 22 de novembro de 2009

Amizade

Bom, aí vem o post que eu gostaria que fosse o mais perfumoso de todos. Não estou emo, nem brega, nem mulherzinha... Estou a Nó!

Quero falar sobre amizades, sobretudo sobre amizades entre mulheres, e peço desculpas desde já, porque sei que não serei capaz de falar de uma maneira que represente toda a importância que as minhas amigas têm pra mim.

Sabe, nossas amizades resistem à muitas coisas.

Nós somos capazes de apresentar homens ridículos umas para as outras, porque não aprendemos que bons amigos podem ser péssimos peguetes, e mesmo assim nos perdoamos. Podemos nos incentivar a pegar os caras mais esquisitos do mundo, porque enxergamos conteúdo atrás de um nariz gigante ou nos tornamos esperançosas diante de um amor platônico alheio, permitimos que nossas amigas se auto-boicotem por pura credulidade do tipo: “ele é idiota mas vai saber valorizar a sorte que teve”. E acabamos de queixo caído: “como? Ele dispensou a minha amiga? Quem ele pensa que é?”. Também ameaçamos peguetes de amigas de castração. Já pensei em abrir uma empresa especializada nisso: “um idiota maltratou sua amiga? Quer se vingar? Pergunte-me como”. As vezes remamos contra a maré: “não dê moral pra ele! É bonitinho mas é viadinho! Vai pegar doença!”.

Podemos passar por ausências, mas os reencontros sempre provam que o tempo é um conceito relativo. Também podemos descobrir que a amiga experimentou ilícitos, e no outro dia não a acharemos menos inteligente. Podemos descobrir que ela não é forte o bastante pra superar um idiota em dois tempos, mas ainda sabemos que ela é inteligente. E por aí vai...

Amigas não estão nem aí pras atitudes das amigas, desde que não sejam atitudes maldosas. O código de ética não permite é agir de modo desleal, tipo: pegar o peguete da outra parte sem acordo prévio (tem gente que sabe dividir, desde que seja negociado), diminuir a outra parte em público intencionalmente, diminuir a auto estima da outra parte, desincentivar a outra parte em seus sonhos apenas por invejinha, etc e tal.

Amigas observam comportamentos, discordam, aprovam, ficam neutras, mas nunca simplesmente desabonam a amizade porque a outra parte estava com um trouxa ou um quase meliante. O nosso papel não é o de sogra. Estamos aqui pra viajar juntas (mentalmente ou geograficamente), pra beber bacardi de maçã com suco de maçã, pra escrever nosso blog legal, pra fumar narguile, pra ir a shows sem graça e a shows legais, pra socorrer a outra parte nos momentos de desespero, ou apenas pra sair de cena e deixar a outra parte cuidar das outras coisas da vida.

Jamais julgamos, apenas emitimos opiniões...
E não queremos nos perder por nada!

E tenho certeza que minhas amizades anapolinas estarão tão imunes à geografia como estiveram outras amizades que fiz. Se um dia viermos a ter interesses diferentes, fiquem tranqüilas, isso não mudará nada. Não iremos aos mesmos shows, não beberemos a mesma bebida, mas conversaremos como conversamos tantas vezes em uma mesa Anapolina qualquer ou em uma sala com puffs coloridos e um sofá cama bem desconfortável
.


Eu sei de poucas coisas sobre o amor, mas uma das grandes coisas que sei sobre ele é que amo as minhas amigas!

6 comentários:

  1. Oi, Nó!
    Adorei o blog!
    E obrigada pela presença lá no Bem o Mal e a Coluna do Meio.

    Beijins e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, vou dar uma de metida, e falar que achei o post cheio de perfume, e cheio de verdades, e que eu mereço estar fazendo parte da história desse post, meeeesmo!
    muahahahhahaha

    Acho que é isso, somos esquisitas, cheias de pré conceitos, cheias de coisinhas q as outras n concordam, mas...somos cheias daquilo que é preciso se ter pra se manter boas amizades, cumplicidade!

    Amizade realmente é o perfume da minha vidinha! ;D

    ResponderExcluir
  3. ai Laila, achei tão romantica sua frase final! uehehe

    vcs são o perfume da minha vidinha tb =)

    ResponderExcluir
  4. que gracinha de perfume.

    tem umas frases de efeito com efeito nesse post. gosto daqui. gosto mesmo. acho que gostaria de conviver com gente perfumosa assim.

    um abracinho

    ResponderExcluir
  5. posso cheirar?? laiuhaluluh

    É tudo verdade, eu me vi em muitos pedaços desse post e elas continuam comigo aliuhauhlaa

    Amo vcs!

    ResponderExcluir