sábado, 21 de novembro de 2009

O Amor

Amor
s.m.
1- Sentimento que induz a obter ou a conservar a pessoa ou a coisa pela qual se sente afeição ou atração.
2- Paixão (atrativa) entre duas pessoas.
3- Afeição forte por outra pessoa.
4- O próprio ser que se ama.
5- Ato sexual.
5- Brandura, suavidade.
7- Paixão ou grande entusiasmo por algo.








Opiniões a respeito:

"O amor é um sórdido embuste pelo qual a natureza nos leva a continuar a espécie".
- W. Somerset Maugham

"Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento."
Machado de Assis

“Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos.”
François La Rochefoucauld

“O amor é quando começamos por nos enganar a nós próprios e acabamos por enganar a outra pessoa.” Oscar Wilde

“O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice.” Charles Baudelaire

“POEMINHA SENTIMENTAL
O meu amor, o meu amor, Maria
É como um fio telegráfico da estrada
Aonde vêm pousar as andorinhas...
De vez em quando chega uma
E canta
(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)
Canta e vai-se embora
Outra, nem isso,
Mal chega, vai-se embora.
A última que passou
Limitou-se a fazer cocô
No meu pobre fio de vida!
No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:
As andorinhas é que mudam.”
Mario Quintana

*******

Das fontes, só confirmo Oscar Wilde... Preguiiiiiça de confirmar as outras.

Do que penso sobre o amor?
Bem, eu acredito nele, em suas variadas formas. Quanto ao amor entre homem e mulher, tenho o exemplo dos meus pais, ele existe sim. Mas exige uma maturidade que as vezes falta, e uma paciência que as vezes é como a de Jó. Maturidade e paciência não são coisas típicas das pessoas com 23 anos.

7 comentários:

  1. Bom, primeiramente marquei o post como 'perfume'... ;)

    Eu acho que gostei mto do poeminha sentimental, nada mais poético do que andorinhas cagando, hiuashiuashiaushiu =}

    E maturidade e paciência....ondequecompra? O.o

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu gosto também da idéia do bukowski:


    "O amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece."

    não é?

    ResponderExcluir
  3. infelizmente não dá pra escolher com que idade certas coisas acontecem

    quanto ao bukowski, duvido que alguém como ele já tenha experimentado esse sentimento em qualquer espécie, ou até mesmo algum sentimento positivo de alguma forma

    mas é admito que é muito fácil emitir opiniões sobre experiências alheias; o complexo mesmo é racionalizar um sentimento que se sente

    de qualquer forma, já li isso em algum lugar, mas não lembro a autoria: "o maior sonho do ser humano é ser amado"

    ResponderExcluir
  4. Cheguei com o bonde andando e queria acrescentar ao que a mocinha disse acima que além de complexo, esta coisa de racionalizar sentimentos é sem graça, perde o tesão da coisa.

    Por mim, diferenciando claramente amor de paixão e considerando amor como "considerar conscientemente o outro em primeiro lugar" (por mais simples que a definição pareça ser, é bem completa) já é meio caminho andado.
    :D

    ResponderExcluir
  5. Outra citação:



    Amor? Não sei. É meio paranoico. Parece uma coisa para enlouquecer a gente devagar...

    (C.F.A)

    sim, esse é meiemo!

    ResponderExcluir