quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Você é casada?


Daí que os tempos mudaram e hoje nem todo mundo se casa. Além disso, muitos dos que se casam se divorciam. Existem muitas questões em torno do tal matrimônio e a coisa é muito mais complexa, mas ainda assim as pessoas incluem o “Já casou?” na conversa como se fosse algo do tipo “Tá calor, né?”.

Fora isso, há ainda aqueles que, no meio de uma conversa profissional, te perguntam “Você é casada?”.  Caros leitores advogados, a não ser que vocês pretendam oferecer seus serviços para auxiliar em um divórcio ou na elaboração de um contrato pré nupcial, não façam essa pergunta pra uma pessoa que foi fazer uma consulta sobre direito trabalhista, beleza?

Eu respondi normalmente: “não”. Mas o indivíduo estava descontrolado, ele queria saber mais daquilo que não era da conta dele: “É noiva?”. Aí eu cansei: “Não e nem estou namorando, e nem pensando em casar”. Claro que depois disso emendei uma conversinha descontraída e talz, mas há 90% de chance do Sr Advogado ter imaginado que eu sou uma pobre menina ficando para a titia.

Isso é outra coisa que me faz rir: eu só tenho 25 anos! Mesmo quando eu era criança e perguntavam quando eu ia namorar ou casar, eu respondia que ia namorar só depois dos 19 e casar só depois dos 30. Eu cresci e fiquei mais chata ainda, todo o tempo  que penso em ter só pra mim me parece pouco...  Desculpa ae, mas casamento e maternidade são duas coisas que não estão no meu  roteiro de vida atual.

A pergunta não me irrita, nunca me irritou. Eu só acho que quando as pessoas começam a desenvolver demais o assunto, caímos em um debate praticamente filosófico.  Não vou discutir com um estranho o que penso sobre casamento, porque não casei, se vou ou não vou casar... Mas sempre que passo por uma situação dessas fico pensando em inventar respostas novas para mentir nas próximas situações.

Por exemplo:

Intrometido: -  Você é casada? ?
Eu: - Sim.

Intrometido: -  Você é casada? 
Eu: - Não.
Intrometido: - Está noiva?
Eu: - Não.
Intrometido: - Mas porque?
Eu: - Ah, quando eu tinha 18 anos, meu noivo me abandonou no altar.  Agora tenho pânico de casamentos.

Intrometido:  Você é casada? 
Eu: - Ih, faz tempo.  Já até divorciei.

Intrometido: -  Você é casada?
Eu: - Duas vezes, mas tô indo pra terceira. Na primeira foi uma coisa tradicional, Igreja cheia e decorada. Na segunda vez foi na praia. Agora tô pensando em uma coisa indiana, o noivo chegando em um elefante e talz. O que você acha? Tá na moda, não tá?

Intrometido: - Você é casada?
Eu: - Não.
Intrometido: - Porque?
Eu: - Sou amante de um cara casado, aí não rola.


Ou, as respostas mais sinceras:

Intrometido: - Você é casada?
Eu: - Não.
Intrometido: - Tá noiva?
Eu: - Não.
Intrometido: - Mas porque ?
Eu: - Não é da sua conta.

O fato é que casamento não é uma coisa que devia constar nos planos de vida das pessoas, na minha opinião. Casamento é como uma viagem pro exterior, pode rolar ou não. Ninguém vai morrer se não rolar, e nem ter uma vida pior por isso.

Supondo que role... Você pode namorar  a cidade de Paris, noivar e casar. Pode ser lindo, e você pode ser feliz dentro dos limites de felicidade que Paris oferece... Ou você pode ser deportado, o que equivaleria ao divórcio. Talvez porque pulou etapas do processo, simplificou aqui, entrou ilegal, sei lá...  e em dado momento as coisas estouram.   Mas pode ser ainda pior... Você pode cair em um engodo, ganhar uma passagem pra Paris e ser levada pra ser escrava sexual não sei aonde, apanhar do parceiro, lavar e cozinhar nas horas em que ele não está abusando de você no quartinho escuro... Coisas nada legais... 
Entende???

A diferença é que a viagem ao exterior cabe só a você planejar, o casamento precisa de uma outra parte que nem sempre a vida vai oferecer. E aí, se ela não te oferecer? Você vai ficar de mimimi ou vai viver? Ou vai aceitar o primeiro/primeira que aparecer?

Claro, que isso de aceitar o primeiro que aparecer depende da sua concepção de casamento... O que é casamento pra você?

1) Amor/sentimento  Então pensa no sentido de planejar casar sem conhecer ninguém que te faça querer casar : "Nessa vida quero amar 1 parceiro, amar 8 pessoas fraternalmente, amar 12 pessoas da minha família, odiar 1 pessoa mortalmente,  ser feliz 8.937 dias, ficar triste  5.592 dias, sentir raiva 8.923 vezes, sentir compaixão 2.345 vezes... Bla Bla Bla." Não viaja, cara. Deixa as coisas acontecerem porque mesmo que você consiga inventar um sentimento, dificilmente vai conseguir manter a invenção por muito tempo.

2) Contrato rentável/segurança financeira - Vai trabalhar, véi. 

3) Garantia contra a solidãoEu tenho medo de você, sério.

4) Quero usar branco, adoro uma Igreja decorada -Vai ser modelo de uma revista de noivas, pfvr.


Enfim. é isso que penso hoje. Posso mudar de idéia amanhã.... Sei lá, se o JD me pedir em casamento  e talz... Mas, enquanto isso, estamos aí, ensaiando as respostas inventadas para evitar os debates filosóficos com os desconhecidos. xD


4 comentários:

  1. Nessa hora prefiro aquele povo que pergunta: qual seu signo? hahahahaha ¬¬


    Intrometido advogado: - Você é casada?
    Eu: - Não.
    Intrometido advogado: - Tá noiva?
    Eu: - Não.
    Intrometido advogado: - Mas porque ?
    Eu: - Pq meu último noivo era advogado e aí já viu, né!?

    ResponderExcluir
  2. OU...


    Intrometido: - Você é casada?
    Eu: - Não.
    Intrometido: - Tá noiva?
    Eu: - Não.
    Intrometido: - Mas porque ?
    Eu: - Tá querendo me vender sua bicicleta?

    ResponderExcluir
  3. Intrometido: - Você é casada?
    Eu: - Não.
    Intrometido: - Tá noiva?
    Eu: - Não.
    Intrometido: - Mas por quê?
    Eu: - To esperando legalizarem casamento entre humanos e cachorros, porque né.

    ResponderExcluir
  4. realmente essas perguntas são muito chatas... o pior é que geralmente amigos me fazem esse tipo de pergunta. tenho um relacionamento de oito anos, moramos juntos a dois e todo mundo tem que fazer aquela perguntinha sobre casamento e bebês. tem hora que enche o saco essa cobrança social. tipo... será que é falta de assunto? é ser sem noção mesmo? tem pessoas que fazem essas perguntas toda vez que a gente se encontra. tem horas que dá vontade de dar uma respostinha malcriada mesmo.

    ResponderExcluir