quarta-feira, 18 de abril de 2012

Eu e as Galinhas Cacarejantes

De vez em quando a gente se depara com essas pessoas perfeitas. Aquelas que sofrem de um mal que eu chamo de "síndrome da competência exclusiva" - os senhores das virtudes. Contra isso não há argumentos. 

Desista, baby, ela é melhor que você e que todo mundo, ponto final. 

Se um fulano foi promovido, é porque ele é amigo do chefe, ou tem um padrinho oculto nas sombras.  Aquele outro atoa alí, é impossível saber como ainda não foi demitido. Aquela alí só arrumou namorado porque existem homens desesperados. Aquele outro é tão feioso, que só pega as minas por causa do carro novo... Competência alheia não existe, entendeu? Todo o resto do mundo é um bando de "coçador", inclusive o chefe, aquele incompetente que não dá pra saber como alguém elevou a tal posição - que lógico, deveria ser por direito do super hiper ultra mega smart guy injustiçado pela vida. 

As aves nos ensinam: enquanto a galinha faz um escândalo pra botar um ovinho, a pata em silêncio põe um ovo até três vezes maior.
Alarde demais geralmente é sinal de incompetência, e já dizia Nietzsche: "falar muito de si mesmo é a melhor maneira de ocultar-se".

Ok, minha gente. 

Autoestima é deveras importante, marketing pessoal também, mas noção de realidade e justiça são valores essenciais a um ser humano. Suas qualidades (inclusive algumas que só você que enxerga mesmo, porque o resto do mundo é injusto, cruel, e nunca notou seus talentos excepcionais) não desqualificam as virtudes alheias. Nem toda moça bonita favorece sexualmente o patrão para ser promovida.

Acontece da vida favorecer a alguns mais que a você não apenas com atributos físicos, mas também intelectuais. Acontece também de pessoas serem agradáveis, a despeito de suas aparências. Acontece, muito, de pessoas terem mentes muito mais abertas e bem estruturadas que a sua. Além disso, sinto muito em desapontá-lo, mas muito, muito, provavelmente MESMO você não é o ápice da evolução da humanidade.

De vez em quando, champs, aquele coleguinha que você acha que só se dá bem porque é friend "de alguém", pode ter feito muito mais coisas relevantes para o resultado geral do trabalho do que você e toda sua conduta ilibada, seu conhecimento impecável, sua inteligência espetacular, e por aí vai.

Aliás, é bom tomar cuidado ao alardear por aí os defeitos alheios. Afinal, com toda essa injustiça do mundo, qualquer dia você pode precisar daquela múmia encardida pra alguma coisa, e ela pode retribuir sua afeição.

=]

3 comentários:

  1. Todos querem justificar por que não conseguem algo mas se esforçar ou reconhecer defeitos ninguém tá afim.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, não poderia ter sido melhor sua comparação, pq eu realmente sinto muito repúdio por esse tipo de gente e muito mais ainda de galinhas e não gosto nem de pensar em galinhas cacarejando, socorro!

    Próximo post sobre galinhas vcs poderiam bloquear meu acesso? Estou ainda em choque, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Véi, nunca gostei de galinha nem no sentido literal. Então, né...

    ResponderExcluir