quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Orgulho de ser Hetero?


Orgulho de ser hetero é algo difícil de definir, mas eu creio que é um movimento alicerçado na existência de três tipos de pessoas: 1- preconceituosas; 2- ignorantes; 3- insensíveis. Algumas pessoas pertencem aos três grupos simultaneamente, outras pertencem somente a um grupo. É difícil classificar, mas é fácil perceber que todas se comportam de maneira lastimável.

Afinal, o que é orgulho de ser hetero?

Orgulho de ser hetero é se orgulhar de, na adolescência, se sentir totalmente normal por gostar de alguém do sexo oposto e não precisar lidar com auto-aceitação ou com a aceitação de seus pais, no que se refere a sua sexualidade.

Orgulho de ser hetero é se orgulhar por poder passear de mãos dadas e beijar seu parceiro sem chocar os transeuntes, por poder dançar valsa em seu baile de formatura com a pessoa que você ama sem se tornar o centro das atenções, se orgulhar de não estar sujeito a olhares tortos apenas por causa do sexo da pessoa com quem você se relaciona.

Orgulho de ser hetero é se orgulhar de poder levar seu acompanhante na reunião de trabalho sem que seu chefe e colegas de trabalho venham a te discriminar. Orgulho de ser hetero é se orgulhar de poder casar da  maneira tradicional, fazer par com seu parceiro pra ser padrinho de casamento, de criança, o que quer que seja...

Orgulho de ser hetero é se orgulhar de ter uma orientação sexual que não te causa problema algum e não causa espanto nenhum.

Então, voltando aos três grupos citados no início do texto...

Orgulho de ser hetero é se orgulhar de ser preconceituoso, se você tem culhões suficientes pra admitir que esse é o seu motivo para abraçar o movimento. Para esse tipo de pessoas eu não tenho palavra nenhuma, nem nenhuma esperança.  São casos perdidos...

Embora todos os preconceituosos sejam também ignorantes, existem os ignorantes desprovidos de motivos para abraçar o movimento, mas que ainda assim o abraçam. Aqueles que dizem ter orgulho de ser hetero apenas porque o mundo está cheio de gays segundo seu achometro, aqueles que estão apenas fazendo coro e reforçando um movimento que tratam como uma piada engraçada. O tipo de pessoa que demora um tempo infinito pra acordar para vida e perceber o conteúdo por trás das coisas. Gente que precisa se colocar no lugar próximo, perceber que não é brincadeira, mas sim um movimento ofensivo, que demonstra total falta de consideração pela realidade enfrentada pelos homossexuais.

Por fim, chegamos aos insensíveis. Embora muitos religiosos se enquadrem no grupo dos preconceituosos, eu devo confessar que muito do que eu tenho a dizer sobre os insensíveis está relacionado ao comportamento de determinados cristãos. Aqueles cristãos que alegam não serem preconceituosos, que alegam que Deus também ama os homossexuais, mas que querem salvar a alma deles, convertê-los, etc e tal... É de uma insensibilidade sem tamanho acreditar que a homossexualidade é uma escolha e não uma característica do indivíduo, acreditar que um belo dia a pessoa acorda e pensa: “a vida de hetero é muito fácil, vou ser gay porque estou mesmo afim é de ser perseguido, de ter meu casamento condenado pela sociedade, quero é causar”! ¬¬ Eu acredito em Deus, e faz parte da minha fé, acreditar que Deus fez os homossexuais, assim como me fez, e não para mandá-los para o inferno. Se você acredita que Deus fez os homossexuais para mandá-los para o inferno, paciência... Se você quer acreditar em um deus que cria apenas pelo prazer de condenar, pode ficar com o seu deus sádico, mas não tenha orgulho disso.

Orgulho de ser hetero é orgulho de ser ignorante, seja por ser preconceituoso, seja por ser insensível.

Que dó, que dó, que dó!

6 comentários:

  1. De acordo com um(a) fulano(a) por quem quase desenvolvi uma úlcera ontem, a lei do orgulho hetero é democrática, pois todos têm liberdade de expressão.
    Esse indivíduo desconhece que a igualdade é a pedra de toque da democracia e, assim, um movimento que apregoa o benefício de uma maioria socialmente dominante não é nada democrático.
    É por isso que discursos racistas e nazistas não são aceitos e é por isso que discursos migóginos, homofóbicos e classistas devem ser criminalizados.
    Nenhum direito é absoluto, inclusive a liberdade de expressão, e espalhar preconceitos e incitar segregação social não deve ser aceito socialmente.

    ResponderExcluir
  2. Acho que há também a categoria dos utópicos; aquelas pessoas que não são preconceituosas, nunca fizeram mal a uma mosca e acham que esse bafafá todo em volta das minorias é exagero e que, se não fosse por tudo isso, as pessoas veriam que somos todos iguais. E já que existe o orgulho gay, que mal tem ter orgulho de ser hétero, branco, homem, católico?

    Seria lindo. Talvez um dia, né?

    ResponderExcluir
  3. A lógica da liberdade de expressão, como bem lembrou a Badona, não cabe nesse assunto. A medida é francamente preconceituosa e baseada em argumentos mais fofos que areia movediça. Afinal, o tal "orgulho hetero" se põe em franca oposição ao "orgulho gay" se dizendo defensora da "moral e dos bons costumes". Ora, se o "orgulho gay" nasceu da necessidade de se afirmar frente à heteronormatividade (e não havia a institucionalização do orgulho dos ditos "normais")por conta da opressão e do preconceito, os que defendem essa bizarrice já têm o seu discurso esvaziado a partir daí. E qualquer discurso anti-gay é recheado de clichês e balelas religiosas que são evidentemente contrárias aos princípios básicos dos Direitos Humanos, e, principalmente, à nossa própria Constituição. E aí se mistura o preconceito, a ignorância, a insensibilidade e também o mau-caratismo.

    ResponderExcluir
  4. Ah, não gosto da denominação de chamar "dia do orgulho".
    Mas este "ter orgulho" é bem menos ofensivo do que as razões que os justificam.
    Aí sim mora o perigo

    ResponderExcluir
  5. Sensacional! O "orgulho" já é um sentimento bem criticável, dúbio.

    ResponderExcluir