Talvez eu acredite que homens e mulheres podem ser monogâmicos, mas quando surge um debate fervoroso a respeito do assunto, eu prefiro tomar minha coca, bocejar e me abster da discussão.
Ainda assim, eu queria entender: porque ao invés de tentarem convencer os monogâmicos de que a poligamia é natural do ser humano, os poligâmicos não se preocupam em procurar outros adeptos da poligamia para com eles se relacionarem?
Se outras espécies são poligâmicas, beleza... Mas não existe uma leoa esperando que o Sr Leão seja um parceiro fiel, ou um louva deus esperando continuar vivo após o acasalamento. Os animais estão cientes do funcionamento da coisa, por causa de seus instintos e talz, o comportamento de seus parceiros sexuais não vai gerar dor de cotovelo ou porres fenomenais. Por exemplo, a não ser que você esteja assistindo um desenho animado, você não vai ver um cachorrinho chorando por ae porque a cachorrinha dona do seu coração o trocou pelo cachorro do vizinho, entende?
Quando se trata de ser humano, a coisa é mais complexa, talvez porque os instintos estão estragados, ou por qualquer outro motivo, tanto faz... Os argumentos podem vir aos montes, e ainda existirão adeptos das duas correntes. Alguns querem uma pessoa só, outros querem todas as pessoas do mundo, ou quase todas... É a vida!
Ficar falando sobre o que é natural ou sobre o que não é, não vai alterar o comportamento de ninguém. O cara não vai querer largar a amante, só porque um estudo científico comprovou que o ser humano foi feito para se relacionar apenas como um parceiro. Assim como uma pessoa monogâmica não vai multiplicar o número de relacionamentos (ou acasalamentos) por causa de um estudo contrário...
As coisas seriam bem mais fáceis se o ser humano se conformasse com a existência dos dois tipos de pessoas. Se as pessoas respeitassem os limites/desejos alheios e não se envolvessem com aqueles que querem o contrário daquilo que desejam, se simplesmente não prometessem mais do que querem/podem cumprir, ou exigissem mais do que a outra parte pode oferecer...
Se eu quero um parceiro só e meu parceiro quer muitas parceiras, não adianta filosofar a respeito de qual das duas coisas é natural, independente de quem ganhar a discussão, eu ganharei um chifre. Por outro lado, se eu quero muitos caras e o cara quer uma menina só, se ele não for adepto a usar chifres, eu vou levar um pé... Sacou? A pessoa não vai mudar o grau de tolerância ao que considera inadmissível ou admissível... Os valores, as idéias, os estilos de vida, não são tão facilmente manipuláveis.
Não adianta falar sobre ciência. Não adianta colocar um estudo generalista, a respeito de toda a espécie, acima de uma característica assumida de seu parceiro. Estar num relacionamento com alguém que pensa o oposto de você, nessa questão, é superestimar o amor, ou subestimar o sofrimento que tal descompasso pode proporcionar... É uma questão de escolher parceiros adequados, não de discutir sobre o comportamento biológico da espécie.
Me dá um gole de Coca?
ResponderExcluirComo diria o poeta:
ResponderExcluir"Cada um no seu quadrado
Cada um no seu quadrado"
E em vez de o povo levar isso a sério, ficam no "Ai, se eu te pego, ai, ai"
Ana, putz! Que texto (estou considerando que é seu, pois fui remetido a este pelo seu perfil no facebook)! Ainda que haja certa discordância quanto a dizer a outros que ser polígamo numa cultura monogâmica é errado, pois, afinal, sou pregador da Palavra de Deus, e você sabe bem do que estou a falar. Contudo, verdade o fato de que, sem o que acredito ser ação transformadora do ser, não adianta ficar neste lenga lenga e seu texto por si é muito completo. Grande abraço! Saudades de tu!
ResponderExcluir...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
ANA
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,
José
Ramón...
Muito bom o texto. Poligamia não é errado. Mentira e enganação sim. Poligamos tem que se relacionar com poligamos (ou no mínimo uma pessoa que quer só um[a], mas está consciente de que não é o único[a]).
ResponderExcluir