quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um grande pensador também pode ser um grande babaca.


É preciso perdoar as pessoas pelos costumes idiotas de sua época e pelos seus maus hábitos, se ainda quisermos admirar suas obras... Mas nem sempre consigo. Perdoar um filósofo pela misoginia já é um processo lento e doloroso para mim, mas depois disso perdoá-lo por espancar uma mulher, é quase impossível. Não sei quando foi que perdi a capacidade de separar a obra do autor... Antes eu não era assim. Não me interessava pela biografia e pelos valores dos autores. Eu queria engolir os livros, as músicas e tudo mais, sem abrir espaço para algum contato com a parte humana do indivíduo que os “pariu”. Mas mudei... E desde então vejo os filmes do Woody Allen com um certo embrulho no estômago, pensando como um cara pode se envolver sexualmente com sua filha adotiva. Acho que só Oscar Wilde não me deixou enjoada com sua biografia, porque acho que o único infortúnio dele foi ter nascido em uma época que a homossexualidade era mais reprovada ainda. Tenho lutado desde meus 18 anos para esquecer a misoginia de Voltaire e de outros tantos... E agora me deparo com a informação de que o estimado Schops espancou uma mulher, provavelmente porque ela falava alto demais enquanto ele tinha um momento íntimo com sua amante. Ai minha preguiça... Contudo, é preciso ignorar todas essas coisas, porque todos os seres humanos são babacas, e se eu deixar de apreciar alguma coisa porque seu autor foi um babaca em determinado momento de sua vida, não vai sobrar nada pra ler, nada pra assistir, nada pra gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário