quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Evolução


Lá estava eu com minhas ilusões de virada de ano quando duas pessoas completamente diferentes vêm me dizer que as pessoas não mudam, não evoluem, não melhoram...


A primeira pessoa ainda me disse de um jeito “romântico”, fazendo de mim uma exceção, falando dos defeitos dos outros, mas discorrendo sobre as minhas qualidades, me incentivando com esse mundinho mais ou menos... Essa primeira conversa me fez pensar coisas até positivas sobre as pessoas, e até soltar um certo desabafo...


A segunda conversa, não sei bem o que disse, sei que quase fez “puff” com as minhas ilusões. Do tipo, NENHUMA pessoa muda, nem você mesmo, nem com vontade. Obviamente o interlocutor reservou para si o papel de único ser humano capaz de evoluir, mas independente do quão estranho é isso e da possibilidade de não passar de conversa fiada, acabei pensando: gente, será que estou estagnada desde o nascimento e até hoje não percebi?


Logo me veio a resposta: acho difícil...


No caso, as duas pessoas com quem conversei têm seus méritos, mas padecem de uma coisa que a Badona já chamou antigamente de falha de caráter... são homens!


Enfim, o primeiro parece não perceber que precisa mudar a si mesmo antes de esperar que os outros mudem, que precisa oferecer ao invés de esperar que as pessoas ofereçam, reclama do mundo e por isso se afasta dele...


O segundo falou como um homem do tipo convencional: “existe o mundo falho, estagnado e existo eu, passível de evolução”.


O elo de ligação entre esses dois exemplares e todos os outros homens é o fato de que não percebem os próprios defeitos ou, quando o fazem, os vêem como se fossem insignificantes se comparados aos defeitos de qualquer mero mortal.



Ah gente... Não queria ser sexista, mas pra mim a moral da história é: talvez as pessoas do sexo masculino não mudem, não evoluam... Mas as do sexo feminino... Gente! Noto pelas minhas amigas! Andar para trás, ou ficar estagnado é coisa de homenzinho, salvo raras exceções.


E não me venha com um: “namore uma mulher então” (citando um terceiro exemplar e leitor que não me irritou porque deu esse conselho a uma pessoa que não sou eu, uahahaha), porque a solteirice me cai bem, e realmente eu sempre gostei das coisas mais defeituosas. Só estou mais que adaptada a idéia de que homem não muda e não evoluiu, por isso abrace os defeitos daquele que você escolher! Ou escolha a si mesma!


E pasmem, todas as conversas surgiram de assuntos sobre virada de ano! E eu digo: desejo a todos aqueles capazes de evoluir que o façam em 2010! Que é o que eu farei! Que mudemos naquilo que desejamos, e não naquilo que os outros nos solicitam!


P.S.: A ilustração não é muito compatível com a moda que veste o pé das no-lipstick girls, mas não achei nada que expressasse melhor o que quis dizer com esse post.

11 comentários:

  1. Não sei se posso concordar. Entendo grande parte do que você escreveu e sei de grande parte dos meus defeitos, alguns tento mudar, pouco-a-pouco... alguns eu deixo de lado.
    Mas quanto a evolução, eu tenho uma impressão diferente de mundo...
    Acho que todos evoluimos, homens e mulheres, mas com uma diferença: Mulheres evoluem solteiras, homem evoluem acompanhados.
    Pra mim, funciona mais ou menos assim. Precisamos de alguem que esteja a nossa frente, que seja ate quase intocavel e que nos deixe boquiabertos. Isso nos faz querer crescer.
    E conheço mulheres, fantasticas, extraordinarias e etc, mas que, ao encontrar um homem que passe estabilidade, segurança e talz, a mulher para, deixa de procurar crescer e vai pouco a pouco deixando de ser aquela mulher brilhante que era...

    Sei lah, acho que esse comentario virou um post.
    =)
    Ah, belo blog. ;)

    ResponderExcluir
  2. uahahaha

    talvez distorcendo, ou apenas aproveitando a oportunidade, tiro disso que, de modo geral, os relacionamentos heterossexuais são vantajosos para os homens, que sugam a capacidade de evolução das mulheres, que por sua vez estagnam

    que triste

    uahahahaha

    mas entendo que são apenas observações generalistas e nao regras gerais

    ResponderExcluir
  3. os comentários comentaram no meu lugar! hauishiusah

    ResponderExcluir
  4. Ista, ista, ista, postagem feminista :D

    Pobres de nozes, sempre culpados neste blog.

    E este teu terceiro observador é um mané, sinceramente. Piadinha de botequim de quinta.

    Beijo do vilão :*

    ResponderExcluir
  5. "É homem. Nasceu com defeitos de homem e gostou deles " (Leporello, sobre Don Giavanni, no último ato - eu acho - da peça que tem esse nome).

    Vou confessar que adoro essa brincadeira de guerra dos sexos.

    Bom, ia chutar que o Bunito é um desses caras com quem você conversou(talvez o primeiro?). Sem contar que ri muito da passagem "Mulheres evoluem solteiras, homem evoluem acompanhados."

    Opinião? Preciso ponderar mais. Sei que gosatei do blog.

    ResponderExcluir
  6. Bom, pensei bastante - sempre com uma boa e segura dose de parcialidade - e mesmo assim a conclusão não é das melhores. Acho que todo problema se resume na eterna incompatibilidade de anseios de homens e mulheres nm relacionamento.

    Isso se explica na seguinte lógica:

    As mulheres, quando entram num relacionamento, esperam que o cara mude, mas - sejamos francos - nós não mudamos nunca.

    Os homens, quando entram num relacionamento, eperam que a mocinha seja pra sempre daquele jeito, mas - não vou entrar em méritos de pra melhor ou pior - vocês mudam sempre.

    Acho que acabei concordando com o argumento feminista de que somos uns débeis estagnados... paciência.

    Uma dica: escolha um homem que já sabe cozinhar.

    ; )

    ResponderExcluir
  7. Bom, mudando de assunto: desculpa a curiosidade, mas como chegou ao nosso blog?

    ResponderExcluir
  8. "Mulheres evoluem solteiras, homem evoluem acompanhados." aheiaehiau Isso é muito verdade, mas complementarei dizendo que mulheres também evoluem acompanhadas. tenho exemplos cotidianos. mulheres que não evoluem acompanhadas também não evoluíram solteiras e tenha certeza: a mulher q não evolui, nem sozinha nem comprometida, não ajuda na evolução do companheiro.

    ResponderExcluir