sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mencken, um homem consciente!



“Os homens, como se sabe, não acreditam na inteligência superior das mulheres; seu egoísmo exige esta descrença, e eles não são capazes de refletir o suficiente para mudar de idéia, mesmo diante de análises lógicas e de provas. Mais ainda, há uma certa aparência capciosa de certeza em suas posições; eles forçaram as mulheres a adotar uma personalidade artificial que esconda bem a verdadeira personalidade delas, e as mulheres acharam proveitoso estimular esta mentira. Mas, embora qualquer homem normal nutra esta balela d que é intelectualmente superior a todas as mulheres e, em partícula à sua esposa, constantemente entrega os pontos de sua pretensão consultando-a e dependendo daquilo que ele chama de intuição feminina.Quer dizer, ele sabe por experiência que o juízo dela em assuntos de importância capital é mais sutil e penetrante que o dele – mas, relutante em creditar essa maior sagacidade a uma inteligência mais competente, ele se refugia na doutrina de que,nela, isto se deve a algum talento impenetrável e intangível para avaliar corretamente;uma espécie de sensibilidade meio mística ou um vago instinto, em essência, infrahumanos.”

Eu ia fazer um post sobre egoísmo, que vou fazer ainda, em outra oportunidade, assim que eu tiver uma boa base de dados, algumas tirinhas, uma boa dose de inspiração e alguma opinião (ainda que mal formada).

Relendo meus trechos favoritos do livro dos insultos, em busca de insights alheios sobre egoísmo, me deparei com o trecho aí de cima, que talvez não seja 100% coerente, mas nem por isso deixa de me provocar crise de risos, e parece muito muito muito digno de ser postado aqui!

E não se ofendam, caros leitores anônimos, como já disse antes, nem todos os julgamentos a respeito do sexo oposto nesse blog são aplicados a todos os exemplares! Não foi realizado um levantamento estatístico, mas acredita-se que 5% da espécie masculina é capaz de raciocinar, destes 5%, 4% são gays, mas resta 1% de homens pensantes heterossexuais....

2 comentários:

  1. ele realmente é consciente e realista.
    e não falo como mulher mas também como uma, falo como ser pensante que gosta de pensar.

    as pessoas tem preguiça de pensar.

    ResponderExcluir
  2. A primeira frase já foi metralhando nós, burros.
    :D

    ResponderExcluir