sábado, 10 de abril de 2010

Fotografia

As pessoas costumam dizer que ou não se importam com a opinião alheia ou que esta deve ser sempre dispensada. Em contrapartida, há pessoas que vivem em razão do que os outros vão pensar. Pra mim, por outro lado, a opinião alheia funciona como fotografia: nem sempre temos uma percepção acertada de nós mesmos, mas, dependendo do ângulo, temos uma visão completamente diferente.

Assim funciona com a opinião de outras pessoas: elas nos mostram diferentes pontos de vista e te impedem de afundar na sua própria mente e formar opiniões fortes sobre si mesmo (a) que, na verdade, são completamente infundadas.
É como acontece numa situação embaraçosa em que você supõe ter tirado de letra por ter se mantido impassível e/ou indiferente, mas chega um amigo seu e diz: “Putz! Como você tá? Você ficou completamente vermelho (a) quando fulano fez/disse aquilo (...)”. É uma hipótese simplória - eu sei -, mas serve para explicar meu ponto de vista.
Portanto, não se deve ignorar a opinião alheia e viver a vida como um marginal ou um insano; não ignore a opinião alheia, mas escute-a, selecione o que for coerente e descarte o resto. Enfim, sopese-a com suas convicções e daí forme uma opinião sobre si mesmo. Afinal, da mesma forma que não podemos acreditar em tudo que lemos, também não podemos absorver como verdade tudo que escutamos, mas temos sempre que ler e também temos sempre que escutar.

3 comentários:

  1. a opinião alheia pode ser mto útil... dependendo da fonte e das circunstâncias!

    tem gt q eu só escuto pra rir
    e tem gt q eu procuro ouvir o tempo todo
    hehe

    mas de ouvir a processar existe um longo caminho... aí eu quase sempre me complico =/

    ResponderExcluir
  2. Eu curto uns 'pitacos'!

    É bom deixar algumas pessoas felizes, afinal, tem gente que só quer falar qualquer merda e ganhar atenção...não sou nada conta a caridade!

    Mas não descarto jamais os ótimos conselhos, se bem q quase sempre n sei o q fazer com eles...então só ouço e eles "puff" evaporam...

    ResponderExcluir
  3. imagina só o que seria de mim sem os conselhos das lipsticks por exemplo... quando eu simplesmente ignorei qualquer um eu fiquei "na picadilha" laiuhaulha

    todo mundo diz que conselhos familiares são bons.. nem sempre.. é tudo assim nem sempre.. as vezes informação demais atrapalha, dá confusão em escolher o certo.. mas ainda acho melhor do que ir seco em uma coisa só, o risco de quebrar a cara sozinho é maior.

    ResponderExcluir