quinta-feira, 8 de abril de 2010

Qual a razão disso aqui?


Esses dias uma pessoa que escreve textos confusos estava pensando em começar um blog, mas desistiu porque acha que ninguém lê, ou porque acha que é presunção publicar, ou por alguma coisa entre as duas coisas, ou por outros motivos confusos... não importa!

Importa que fiquei pensando... Ou isso também não importa... Mas esse nunca foi um blog de dizer coisas importantes!

Escrever em um blog...  porque né?
Algumas pessoas defendem a tese de que é preciso ter algo a dizer, e pode ser. Acontece que este algo não necessariamente é relevante, diferente, consistente... Não necessariamente vai agradar, não necessariamente vai ser lido... E algumas vezes você vai até apagar o post, envergonhado pela própria idiotice!

Meu primeiro blog eu nem lembro quando fiz... Sei que eu tinha uns 17 anos, como sempre, só escrevia besteiras e tinha um nome tudo a ver: “ainda bem que as lagartixas não voam”. Foi uma ferramenta para eu escrever menos explicitamente, de maneira que me sentisse menos idiota do que se estivesse escrevendo um diário... O segundo blog era um jeito de deixar minhas amigas curiosas (“de quem você estava com raiva”)... mas na verdade acho que gostava mesmo era da praticidade, de escrever minhas besteiras, armazenar na web, acessar lá dos confins... Onde eu estivesse... Desabafar na lan house e ler posteriormente... E rir de mim!

Enfim, não tenho motivos pra escrever. Escrevo porque é um hábito...  Uma coisa de que gosto, tipo ouvir uma música, ler um livro, ver um filme... E não faço as outras coisas pra ser vista, porque escreveria para ser lida?
Sei que eu devia ter algum cuidado, me dedicar mais ao português e talvez a coerência... Mas existem outras coisas mais importantes na vida às quais também não me dedico... E posso afirmar com certeza que minha omissão nem me faz cócegas nem me machuca.
Sim, é massa quando alguém lê... Quando o pessoal comenta aqui, ou por aí mesmo “assim vocês vão ficar sozinhas” (né, Vlad?), ou “como vocês parecem mal amadas” (vou omitir esse), ou “nossa, é muito engraçado” (comentário de irmã vale?)... Enfim, é bom sim, mas a gente escreveria mesmo que ninguém lesse... Porque nós leríamos.

E gosto de quando minhas amigas escrevem! Porque a gente conversa tanta asneira, e a gente ri de quando isso vira palavra escrita. Porque relendo a gente relembra, porque é gostoso perceber quantos pontos de vista diferentes surgem da mesma besteira! Porque é engraçado distorcer as coisas pras pessoas não se enxergarem aqui, ou não nos enxergarem exatamente como somos... e porque tem outras coisas bobas por trás disso...

Mas e para quem escreve textos confusos? Compensa escrever um blog?
Acho que compensa sim...
Não creio que seja pretensão publicar algo na internet... E creio que talvez seja medo guardar as coisas pra si mesmo.
Se lerem e não gostarem, você continua lendo, curtindo... Se escreve por hobby não é isso que vai te fazer desistir. Se te criticarem, você pode chorar se for emo, ou prestar atenção, ver se procede, tentar melhorar e talz...

Enfim, não sei se respondi minha auto-pergunta inicial, que me fez pensar... Não tenho uma razão profunda, condensável em um parágrafo, sobre os motivos que me levam a bloggar. Apenas gosto... Escrevo provavelmente pelo mesmo motivo que faço desenhos infantis, que jogo joguinhos idiotas na net, que faço tortura psicológica com meu cachorro... faço porque gosto!

4 comentários:

  1. A vez que ficou na minha cabeça essa frase " faço pq gosto " não foi dos melhores contextos...kkkkkkkkkk
    E agora vc me repete uma dessas, norora... ^^

    Eu acho que pessoas confusas deveriam escrever roteiros de novelas, afinal, as novelas de hj em dia não teem nada de confusas, no primeiro cap. vc sabe o que irá acontecer no último...olha, uma boa dica pra esse povo confuso, huhuh ¬¬

    Já escrever blog é para...é para...é para...vixi...

    xD

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    ...



    hehehe
    brincadeira! Esse é clichê dos comentários.

    Comecei a escrever no blog pra praticar a escrita, mas dpois de um tempo tomei mto gosto. É massa escrever sem saber quem me lê, se gosta ou não... É terapêutico (né, mãe? rs). Mas gosto mais de escrever do que de blog. Viveria sem um. Sem escrever, non sei...
    Que trágico! hehehe

    E sem clichê, gosto desse canto de vocês. Pena que no meu blogroll (rensga) ele só fica lá embaixo rs

    ResponderExcluir
  3. ahahahaha
    já passei por essa crise existencial de blog.
    hoje eu escrevo porque preciso.
    só isso.
    preciso escrever e meu blog funciona como um divã. só que eu não pago uma fortuna pra alguém me dizer algo óbvio que todos sabem.

    abracinho chuchu

    ResponderExcluir
  4. haha, a razão disso aqui é um lugar onde a gente não precisa usar tanta razão assim.

    ResponderExcluir