quinta-feira, 2 de setembro de 2010

De blog em blog: "Tranqüilidade"

Tranqüilidade é isto:


“Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.

O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa..."
Fernando Pessoa


Já, isto é tédio:


“O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
Não perguntam nada.”
Carlos Drummond de Andrade


Isto aqui, por sua vez, é suicídio:

"Que direito tinha a Natureza de trazer-me ao mundo obedecendo às suas pretensas leis eternas? Sou consciente. Por que essa Natureza me criou sem meu consentimento, a mim, consciente; isto é, capaz de sofrer? [...] Sim, se eu fosse flor ou vaca, talvez me sentisse feliz. Mas nada há que me faça experimentar alegria. Até mesmo a sorte mais elevada, a de amar aos seus semelhantes, é vã, visto como amanhã tudo ficará destruído, tudo voltará ao caos. [...] Em minha condição incontestável de quem pergunta e responde, de juiz e réu, condeno a Natureza, que me criou insolentemente para que sofra, a desaparecer comigo. [...] Como não posso executar toda a minha sentença, destruindo a natureza ao mesmo tempo que a mim mesmo, suprimo-me a mim mesmo, entediado de suportar uma tirania de que ninguém tem culpa."
Fiódor Dostoiévski


Uma coisa leva à outra, por isso os índices de suicídio em países desenvolvidos conseguem ser até trinta vezes superiores aos de países pobres, especialmente dentre jovens. Nas nações ricas, as pessoas não têm tanto com o que se preocupar como têm os miseráveis subdesenvolvidos; portanto, possuem vidas mais tranqüilas.

A tranqüilidade, entretanto, deve, precisa ser algo passageiro, porque é da natureza do ser humano estar em constante luta, seja de qualquer espécie. Isto é, a tempestade é necessária.
Por óbvio, o ideal seria que nossas conflitos fosses apenas obstáculos a serem superados e, não, destruição e caos, como prevê Dostoievski. Por outro lado, pelos dizeres do russo, se considerarmos que realmente a tranqüilidade leva ao tédio, que, por seu turno, leva ao suicídio, então se pode concluir que é inerente à tranqüilidade o caráter de ser passageira.

Acho que temos mais um post nonsense (para não quebrar a corrente).

Obs.: Sugiro que não considerem “suicídio” literalmente; apenas seria no sentido de auto-sabotagem ou os famigerados “caçar confusão” ou “procurar chifre em cabeça de égua” e por aí vai.

Obs.2: Acho que conheço muitas flores e vacas que são extremamente alegres (haha).


Outros posts sobre o mesmo tema podem ser encontrados aqui:

6 comentários:

  1. a campanha sem sentido tã indo longe hein! só falta a Lana aderir! iuashahshas

    mas gostei do post... acho que concordo, de certa forma.

    tanto que é difícil encontrar alguém que esteja tranquilo, a maioria das pessoas se envolve em lutas constantes... nem que seja a luta de descobrir pelo q lutar... =p

    contudo, não necessariamente isso leva a evolução... eu seria bem evoluida se minha falta de tranquilidade me levasse a algum lugar iouashahsashsas

    xD

    mto bom o post, dona badona!

    smacks

    ResponderExcluir
  2. pois é... já percebi que me sinto bem mais alegre como começo a agir como flor e vaca... rsrs pensar demais, tentar se entender, entender a vida, entender o mundo.. tudo isso faz a gente achar a vida extremamente complicada. Tem horas que cansa, né? Acho que o equilíbrio entre os momentos de tranquilidade e os momentos de tempestade seria o ideal. Equilíbrio é a palavra-chave da felicidade. Bjinho!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk adorei o caos calmo do post rsrs concordo que a tranquilidade pra sempre não existe, mas que eu ficava feliz com um mes dela eu ficava viu rsrs
    bjooo

    ResponderExcluir
  4. "O rio corre bem ou mal..."


    Isso era pra tranquilizar?
    Pq aqui não surtiu esse efeito..haisuhsiuahiusa

    =D

    ResponderExcluir
  5. Tb conheço vacas e flores super alegronas!

    Será que somos invejosas?

    É, claro que não!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu texto, vem um pouco de encontro com o que falei tb no meu texto sobre tranquilidade! bjim

    ResponderExcluir