segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"Mulheres"


Antes que as nossas leitoras tenham um enfarte e pensem que estou bêbada ou drogada, esclareço que coloquei a tira aí em cima só para tecer alguns comentários.

Bem, vamos lá:

Primeiramente começarei pelo papel que a mulher ali desempenha. Vamos supor que ela seja não só condescendente com a atitude do cara em pagar a conta, mas grande, digamos, “estimuladora”, a ponto de obrigá-lo mesmo (de uma forma sutil, é claro). Você acha que esse tipo de mulher tem o direito de evocar o feminismo e a igualdade entre os sexos quando receber salário menor que o homem, quando no mesmo emprego?

Não que eu queira comparar um direito constitucionalmente reconhecido a uma tradição estúpida, porém imagino que, numa conversa, uma menina não pode falar, ao mesmo tempo, que é o homem que deve bancá-la e que homens e mulheres devem ser remunerados igualmente. É contraditório; é hipocrisia. Afinal, você quer ganhar o mesmo tanto que seu namorado, desempenhando a mesma função, ser bancada por ele e fazer o que com o dinheiro que sobrar? Fazer plásticas e ficar parecida com a Elza Soares?

Sabe, para esse tipo de mulher, aí vai uma novidade: seu namorado/ficante/marido não é seu pai! Sério, ele não tem obrigação alguma de te bancar. Na verdade, marido tem sim, mas da mesma forma que a esposa; enfim, é recíproco. A lei determina que os cônjuges se auxiliem e se apóiem, portanto, se seu esposo ficar desempregado, não vá achando que você não tem o dever de sustentá-lo. Nesse sentido, eu sou a favor dos donos-de-casa – claramente se o nível de vida do casal não for abalado. Se a mulher pode ser sustentada por seu marido, por que não o homem pode ser alimentado por sua esposa?

Pensar que é a condição de mulher, seu sexo, que a faz passível de ser sustentada é uma idéia sexista, machista e retrógrada, que vitimiza e inferioriza a mulher. Cavalheirismo e romantismo são maneiras educadas de tratar uma menina como idiota incapaz (tá, fui bem radical). Ademais, deixar-se ser dona-de-casa, sem ser uma opção livre e consciente é um engodo: o homem, que NUNCA dá valor ao trabalho doméstico, colocará a mulher sempre como em patamar inferior e, se esta, algum dia, quiser se separar, se verá presa e desorientada.

Concluindo: homens e mulheres que desempenham a mesma função devem sim ser remunerados igualmente sempre. Todavia as mulheres deveriam se ver menos como princesas e mais como donas do próprio nariz – até porque princesinhas não trabalham, gente!

Quanto ao personagem do homem serei menos prolixa: se você acha que deve ganhar mais porque tem um pênis você é um babaca; se você gosta de bancar mulherzinhas pra depois poder “exigir” delas certos “favores”, você é um babaca. No entanto, se você não pensa dessas formas e ainda se dispõe a bancar certa fulana achando que é bonito e a fulana não se propõe a dividir nunca, “Bino, é uma cilada”. Por que um homem iria querer sustentar uma mulher perfeitamente capaz de se bancar? Tá na hora de uma emancipação masculina, não acham? Homens, digam não às mulheres que querem ser bancadas: elas não são suas filhas!

11 comentários:

  1. mto bom
    principalmente sua perspicácia de avisar aos binos sobre a cilada

    de qq forma, acho q apenas em caso de desemprego insolucionável ou invalidez a pessoa deveria se sujeitar a ser sustentada

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia tem mta coisa ao contrário, conheço já mulheres que sustentam até os "peguetes", seria isso o instinto maternal?
    hauishiuashiusahsa

    Freud explica!

    Mto legal o post ;D

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi amigas Lipstick falando: "nossa, ele pagou tudo, deve sair com ele de novo"... ¬¬'
    Acho que é o seguinte, qd ambos têm R$: divide; Qdo um tá sem o outro arca (independente do sexo). Agora, qdo ngm tem dinheiro, fica em casa e vê Faustão, né não?! Hiauhiuahiauha
    Cresci em uma família onde as mulheres eram tão responsáveis pelo sustento da casa quanto os homens, então, pra mim isso é mto natural. Acho que devia ser pra todos... Sei lá, mas posso ser pega entrando em contradição tbm, pq afinal, mesmo tentando usar a razão, acabamos vez ou outra nos vendo um pouco machistas.

    ResponderExcluir
  4. Questão de bom senso, só : pagar a conta eventualmente não equivale a bancar. E outra...as mulheres que defendem a ideia de serem sustentadas pelos homens na certa não trabalham (ou gostariam de não trabalhar) e, por consequência, nem levariam em frente uma discussão sobre salários iguais, néam?

    =**

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  5. Concordo demais, até onde eu li pelo menos.
    Mulher tem que sustentar o homem e ainda tem que manter o nivel social massa.

    ResponderExcluir
  6. é, anônimo, foi esse o sentido do texto mesmo. afinal, a modernidade tem castrado os homens e transformado-os em mulherzinhas desprezíveis, como o esperado.

    ResponderExcluir
  7. depois de um tempo eu comecei a pensar melhor sobre isso... cabelo, unha, depilação,maquiagem.. Já viu quanto custa tudo isso?? Tirando os relacionamentos legais.. vai sobrar muita cerveja pra peludos, fididos e mal arrumados!!

    kkkkkkkkkkk comentário esquisito pra quem sempre se bancou sozinha!

    Mas concordo mesmo com o que a Neide falou.

    ResponderExcluir
  8. algo que ilustra minha opinião: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2372452/duas-gauchas-disputam-homem-que-morreu-ha-dez-anos

    haiehaiehiaeha

    ResponderExcluir
  9. Opinião de um homem: sou cavalheiro, mas também sou justo; dependendo da situação, gosto de pagar a conta toda. Mas nós também percebemos quando elas usam de seus artifícios para que o homem pague a conta.
    A última foi hilária: eu pedi a conta, e no instante seguinte ela disse que ia ao banheiro. Ficou tempo suficiente para dar tempo de eu pagar. rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Já fui vítima, como o post comentário acima do meu.
    É a máxima do "é válido quando me favorece"

    ResponderExcluir
  11. O problema é que tantas mulheres pensam que não devem pagar a conta, que os homens ficam com medo de que ela pense que ele não teve educação, se ele se recusar a pagar. Aí, se você é a mulher e não quer deixar que ele pague, ele fica achando que é charme.

    É difícil mudar certas coisas.

    ResponderExcluir