quinta-feira, 14 de outubro de 2010

De blog em blog: confissão.

Nada mais clichê ao falar de confissão do que fazer uma lista de coisas a se confessar, não é mesmo? E não tenho nada contra isso. Quando confessamos nossas pequenas asneiras e comparamos às asneiras confessas alheias, percebemos que somos todos um pouco parecidos, que toda a ladainha que fazemos é besteira.

Você pode me confessar que só se apaixonou uma vez; e provavelmente acha que isso é algo digno de confissão porque vê em filmes, livros, novelas e seriados pessoas que se apaixonam regularmente e compulsivamente,  sendo que o personagem que se apaixona pouco é sempre um excêntrico ou obcecado. .. Mas se você parar pra pensar, deve conhecer mais umas três ou quatro pessoas normais que só se apaixonaram uma vez. Talvez você seja muito seletivo, talvez você tenha dificuldade de se entregar, mas nem por isso você tem um problema difícil a ser confessado.

Você pode me confessar que já sofreu de depressão, mas se olhar as estatísticas vai ver que isso é muito mais comum do que você presume, e se prestar atenção, você tem uns dois ou três amigos que já passaram pela mesma coisa, ou estão passando, ainda que eles não digam isso em alto e bom som.

Você pode me dizer que já pensou em matar alguém, mas se você conversar abertamente com os outros sobre isso, vai descobrir que a maioria de nós descobre instintos assassinos quando a vida de alguém que nos é caro é ameaçada (por isso eu fui a favor do desarmamento). 

Você pode confessar um punhado de coisas, sérias ou banais, e sempre vai ter gente por perto com a mesma confissão a fazer. O ser humano tem dessas coisas, de tornar um grande problema coisinhas que acontecem a toda hora e com muita gente. O ser humano tem dessas coisas, de reprovar aquilo que não deveria ser motivo para ter vergonha.  E assim a sociedade produz, a partir de um monte de fatos batidos, segredos a serem confessados. 

Outros blogs onde você pode encontrar confissões:


  •  Pensamentos Diretos


  •  Abra o Bico


  •  Contando Pensamentos


  •  Vou de Scarpin


  •  Hippie e Chic


  •  Carolina Chique Chique -


  •  Não sei se vou ou se fico


  •  Brunca Célia.com


  • 7 comentários:

    1. achei interessante seu texto. é verdade...

      ResponderExcluir
    2. no final somos todos seres humanos falhos. Gostei, seu texto faz a gente pensar o quanto somos normais.
      bjs

      ResponderExcluir
    3. Ah, uma confissão não pressupõe que seja algo novo né, se confessa algo que não se quer dizer a priori.
      Eu confesso que até iria responde mais, mas fiquei com preguiça :P

      ResponderExcluir
    4. Poxa, eu não sabia que eu era tão previsível... rsrs

      Beeeeeeeeijo, Ana!
      Bom fim de semana =DD

      ResponderExcluir
    5. Confesso que confessaria coisas parecidas ;)

      ResponderExcluir
    6. Quem nunca assistiu confissões de adolescente?!?!?
      =P

      ResponderExcluir
    7. vixi.. coitados dos psicólogos e pastores, nada de novo hein uhaliuhauihluuuahau

      ResponderExcluir