segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sobre os amigos que já não são próximos.

Eu não posso classificar todo mundo que foi amigo, passou pela minha vida e de quem agora não sou próxima como ex-amigo.  Ex-amigos são só aqueles que eu descobri que nunca valeram a pena, e desses também não vale a pena falar.

Mas existem aqueles importantes, de quem talvez eu não me aproximaria, se conhecesse hoje. Aqueles que se tornaram tão diferentes de mim, ou eu me tornei tão diferente deles, que nossos mundos não se encaixam, não se entendem, não se comunicam.

Contudo, ainda que tenhamos mudado tanto, não foi o suficiente pra apagar tudo que vivemos, tudo o que participamos da vida um do outro, toda importância que existiu. Serão sempre amigos, porque eu sempre serei grata por tudo que passou, e sempre estarei aqui pra quando precisarem.

Ainda que eu não entenda como a fulana conseguiu se tornar tão preconceituosa, ainda que eu não entenda como a ciclana conseguiu se tornar tão metida, ainda que eu não entenda como o fulano virou aquele cafajeste, ou o que foi feito dos neurônios da beltrana... Nunca vou esquecer tudo de bom que fizeram por mim, os momentos em que pude contar com eles, e sempre vou estar aqui, pra retribuir.

Não creio que seja falsidade conseguir olhar alguém com os pés no chão e admitir que foram revelados os defeitos daqueles amigos que no passado pareciam tão imaculados. Falsidade é fingir que nunca foram importantes, e que a vida teria sido boa sem eles.  

7 comentários:

  1. Verdade seja dita, Ana: Quando a gente tá encantada, curtindo alguém, seja amigo ou namorado, não repara em certos detalhes. É a distância que revela, denuncia e escancara os defeitos.

    Tenho muitos amigos assim...

    Beijos, muitos =)

    ResponderExcluir
  2. Sabe, concordo, na minha vida existe muitos casos assim, de pessoas que eram de convivio diario, que aprontoavam td junto, e hj todos distantes uns dos outros por causa dos rumos da vida, é uma reflexão interessante e profunda sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post.
    expressou algo que sinto há muito tempo.
    é incrível como as pessoas se transformam ou se revelam com a passagem do tempo.
    é triste como as incompatibilidades nos afastam, mas é necessário.

    ResponderExcluir
  4. É, herman.

    Faz todo o sentido o que vc disse.
    Eu às vezes acho que esqueço as pessoas, mas as relevantes mesmo, a gente continua lembrando, e quando reaparecem, nos deixam felizes.

    Tem outras que simplesmente não fariam diferença... rs

    ResponderExcluir
  5. Talvez a mudança d nosso ponto de vista seja mais forte do que as mudanças dos outros. Provavelmente eles sempre foram assim, mas não fomos maduros o suficientes para enxergar

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão. Você e a Lana estão no grupo de amigas que moram longe que fazem toda diferença na minha vida. Saudades de tudo!

    ResponderExcluir
  7. É, como é de se constatar as pessoas que fazem a diferença fazem toda a diferença. xD

    E ser eclético quanto à amizades não é brega.

    ResponderExcluir