quarta-feira, 1 de junho de 2011

Empatia.

Fala-se muito mais coisas sobre empatia do que eu vou focar aqui, quero chamar atenção pra uma partezinha, sobre a qual já li uma vez ou outra, a parte de “se colocar no lugar do outro”.

O ser humano faz besteiras, é fato. Nem todo mundo que magoa alguém, sacaneou esse mesmo alguém, mas ultimamente tenho visto muitos magoadores em série que alegam inocência. Acho que falta neles essa partezinha da empatia, a parte de saber se colocar no lugar do outro.

O que você sentiria se fizessem com você o que você faz com os outros? Se gastassem um tempão, roubando seu tempo, te oferecendo meia dúzia de ilusões pra depois te deixarem para trás na primeira oportunidade que houvesse?  O que você sentiria se fossem na sua casa, batessem na sua porta, pra falarem daqueles que você ama? Se te dissessem que a lei que garante os direitos deles é a “destruição da família”?
O que você sentiria se alguém que te inveja e depois tira o que você tem, tivesse a coragem de te chamar de amigo? De dizer que o que fez foi feito por amor? O que você sentiria se alguém que acaba de terminar um relacionamento com você escancara fotos, nomes e fatos de um novo romance por aí?

Empatia, por favor, minha gente.

To meio cansada dessas pessoas que amam tanto a si mesmas, ou que estão tão cegas por determinado ponto de vista, que não sobra espaço pra considerar ninguém, pra se colocar na pele daqueles que podem ser afetados, sejam ex-amores, sejam amigos, seja família. E eu não consigo me colocar no lugar dessas pessoas que não consideram o próximo, talvez porque eu não consiga me imaginar tão tosca assim;  ou será que estou cega demais pra ver que sou tosca da mesma maneira?

5 comentários:

  1. desde que o egoísmo e o egocentrismo viraram moda, a empatia se tornou demodê, "careta", como acontece com outros valores morais.
    situação deprimente.

    ótimo post =)

    ResponderExcluir
  2. É, e eu n consigo aceitar essas pessoas q n consideram o próximo e ainda acham normal zoar com a cara de quem está quieto.

    É um saco esses apaixonados em serie.
    Eu já fui vítima, sabe aonde que denuncia?

    xD

    ResponderExcluir
  3. se eu soubesse já tinha denunciado uns ae... =p

    ResponderExcluir
  4. pois é... acho que vivemos numa sociedade cada vez mais egoísta. O egoísmo e o egocentrismo são admitíveis até um certo ponto, mas quando desaparece a capacidade de se colocar no lugar no outro aí complica mesmo!!! Todos nós podemos nos esquecer de pensar no outro em uma situação ou outra, mas não reconhecer o erro e permanecer nele é demais!

    ResponderExcluir
  5. Triste mesmo é quando o tosco acredita piamente em suas melhores intenções.

    ResponderExcluir