quinta-feira, 18 de agosto de 2011

I will survive

Estava escutando “Rolling in the deep” de Adele e, apesar de eu não ter conseguido decifrar o significado do seu título, a música é muito boa. No site Terra, é traduzido como “Amando incondicionalmente”, mas literalmente significa “rolando nas profundezas”, então eu imagino que deva ser uma expressão idiomática.

A música em si conta como uma pessoa magoada busca vingança. Ela via potencial no relacionamento, mas repentinamente pôde enxergar verdadeiramente a pessoa do (a) companheiro (a) traidor (a). A batida da música é muito poderosa. Realmente enfatiza esse sentimento de estar no controle da situação, de promover justiça, de fazer vingança.

Infelizmente é uma coisa irreal. Se você estava num relacionamento com alguém e a pessoa te traiu, não há muito o que fazer, a não ser terminar a relação. Não existe vingança; existem maneiras de você passar vergonha e/ou mais raiva, isso sim. Discutir publicamente, tentar passar ciúme, falar mal do ex, fazer-se de vítima (por mais que seja) só faz o traído perder um pouco da dignidade. Não há justiça nem vingança nisso. É como aquela célebre frase: “é como beber veneno e esperar que o outro morra”.

É uma constatação ruim? Sim, mas relações amorosas e até de amizade são um risco. Você se abre e fica vulnerável à outra pessoa e só o que pode esperar é que tudo dê certo. O que pode ser efetivamente feito é ter amor-próprio o suficiente pra não prolongar um relacionamento pernicioso.

Mas pensando apenas assim, músicas sobre reviravoltas nunca seriam compostas, né? Se bem que “I will survive” não fala sobre vingança.

“Go now! Go! Walk out the door!
Just turn around now!
'Cause you're not welcome anymore!
Weren't you the one
Who tried to break me with goodbye?
Did you think I'd crumble?
Did you think I'd lay down and die?”

Não sou transexual, mas adooooro essa música! ALOKA!

7 comentários:

  1. Essa música da Adele é chiclete.

    "You pay me back in kind and reap just what you sow" SERÁ? /not


    Mas diz que não seria interessante virar p alguém e dizer: You're gonna wish you never had met me! muahahaha

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo, mas se não for pra contratar um capanga é um tanto ineficaz haha

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tive a curiosidade de ouvir Adele... mas enfim...

    É difícil ter essa sabedoria qdo um relacionamento acaba. Apenas deixar pra lá, apenas continuar... Querendo ou não, a veia mexicana que existe em cada um de nós tende a se manifestar. Mas concordo com vc, não faz bem, nem resolve coisa alguma...

    E no fim, todo mundo sobrevive. O que não sei se é bom ou ruim, estando o mundo como está.

    Adorei o post! =)

    ResponderExcluir
  4. Que isso Badona, pra que capanga?
    Praticar jogos mortais deve ter lá sua cota de diversão... kkkk

    ResponderExcluir
  5. é vingar nao é a mesma coisa de direcionar sua raiva em ações drasticamente dramaticas

    ResponderExcluir
  6. É uma expressão idiomática, sim... é como se você estivesse "rolando no fundo" (ou nas profundezas), de amor - e de raiva por não conseguir deixar de amar e saber que aquilo tinha até um jeito de que iria dar certo.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, não tem muito o que fazer. O que realmente fode a nossa cabeça é sacar de uma hora pra outra que não temos nem a metade do controle que pensávamos ter e a vingança é meio que fingir que ainda temos algum, transformando o amor em ódio. Mas realmente, o que seria das boas canções sem os corações partidos? hahahhaha

    ResponderExcluir