quinta-feira, 15 de julho de 2010

De Blog em Blog: Paz

Em minha opinião paz é algo conceitual, um sonho distante.

Fazendo um pequeno exercício para estabelecer um "paralelo palpável", penso em uma superfície líquida: Por quanto tempo um líquido se mantém estático em um recipiente? A menor movimentação externa é capaz de abalar sua superfície.

O que buscamos, afinal, quando alegamos a busca da paz? A palavra "paz", na verdade, é um subterfúgio, uma maquiagem bem feita ocultando uma verdade egoísta, muitas vezes feia. A humanidade tem uma capacidade admirável de distorcer, inverter, deturpar. Nota-se isso facilmente quando o assunto é a paz. Todos declaram que querem paz. É uma questão de milênios, então, qual a dificuldade? Se fosse um objetivo comum, com tanto tempo, até mesmo orangotangos teriam conseguido.

O que buscamos, na verdade, é a imposição de nossos valores, de nossa cultura, de nossa vontade; esperamos que o outro se curve sem contestar, e entenda que seu subjugo silenciosamente consentido é para seu próprio bem, e não para o conforto de seu persuasor (ou opressor pacifista). Quando alguém diz "eu queria viver em paz", na verdade diz que gostaria de ter suas idéias, conceitos e valores acatados como verdadeiros por todos aqueles que o cercam, findando assim os conflitos.

A suposta busca pela paz nada mais é que a face política do déspota interior de todo ser humano, que se faz de benevolente apenas por estar cansado das lutas, dos argumentos, das quedas-de-braço travadas dia a dia na conquista de seu espaço. 

Não é nada além do desejo da hegemonia, da vontade de cada um de ter o mundo ao seu redor em comum acordo com seu ideário, como um pastor que observa as ovelhas sob seu cajado. É o desejo de congelar a superfície antes líquida, para que vento ou tormenta alguma abale a consolidação de seus valores e de seu pequeno universo, e o deseja sem observar que toda a graciosidade vem da fluidez do líquido.

O que eu desejo e o que eu busco não é paz, e sim respeito.

É possível que você encontre visões mais lúdicas sobre esse assunto nos blogs abaixo:


9 comentários:

  1. meu ideal de paz é tipo dormir pra sempre

    uahahaha

    ainda mais agora que, logo cedo, vc destruiu minhas ilusões infantis

    aonde fica o desejo das candidatas a miss? a ´paz mundial e talz?

    kkkk

    smacks

    ResponderExcluir
  2. hehehe

    eu tentei não entrar na questão das candidatas a miss universo apenas porque elas já foram super expostas pela Sandra Bullock, com relação a esse desejo de "world peace"...rs

    mas tenho uma teoria, que talvez trate separadamente.

    sim, sim... ilusões infantis.

    apenas os ingênuos acreditam em paz mundial...rs... é só uma questão de despertar.

    rs

    malvada eu, ne?

    ResponderExcluir
  3. É...quem quer paz, não deve pedir, deve agir para que tenha.
    Gostei muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mto legal o texto serve de forma genérica a todos. Mas, penso igual vc falou q a graciosidade vem da fluidez do líquido, entendendo isto, acho que talvez conquistemos a paz

    http://pensamentosdiretos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente adorei isso! Vc disse tudo que eu quis dizer rs
    Bjooo

    ResponderExcluir
  6. Adoramos o blog!! Estamos seguindo


    Bjs das gurias

    www.gauchasnamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Isso.

    Eu quero ser respeitada e quero ter meu espaço respeitado. Sinto falta disso, e sim, isso me tira a paz.

    Beijo,
    Nara

    ResponderExcluir
  8. Eu queria um pouco daquela paz de não querer paz!

    =D

    ResponderExcluir
  9. o0

    acho que eu prefiro coisas menos lúdicas :P

    Me parece que paz é tem o sentido tão profundo quanto aquela pomba branca com asinhas abertas... mas poderia ser um cachorro 'molhando' um post...whatever

    =*

    ResponderExcluir