sábado, 14 de janeiro de 2012

Daquela expressão pré-fabricada



 "Me perdoa
daquela expressão pré-fabricada
De tédio,
tão canastrona
que nunca funcionou nem funciona"
(A vida é doce-Lobão)




Quando criança achava que perdão era sempre coisa boa, era sempre um ato de renovação, era coisa de gente que queria viver de coração leve. A mãe vivia dizendo que era falta de educação não pedir desculpas.

Acho que os meus primeiros pedidos de desculpas foram para meu irmão, quem tem irmão sabe como são essas coisas, ainda mais se ele for mais novo. Sempre tinha a tal da “brincadeira sem graça”, nada melhor do que essa brincadeira com o irmão, com os primos ou com os amiguinhos da escola.

Quando criança eu pedia perdão por tudo, lembro uma vez de pedir desesperadamente desculpa pro meu coelhinho depois que o segurei pelas orelhas para limpar a casinha dele, lembro de trapacear nas brincadeiras com os primos mais novos e ao perceber que alguém tinha machucado ficava toda desconfiada pedindo para que me desculpassem.

E vocês acham que depois de ser desculpada eu nunca mais fazia tais coisas? Nada, fazia novamente, algumas vezes até pior e correndo o risco de uma conseqüência mais drástica. Sorte foi a do coelho que nunca me desculpou.

E depois que a gente cresce isso muda totalmente? Creio que não....

Só que as pessoas vão ficando mais duras em pedir desculpas e em perdoar. Elas vão deixando histórias bonitas de lado porque não aprenderam a pedir perdão, alguns perdoam para não terem mais que discutir e outros perdoam mas não matam o rancor. Talvez o medo de pedir perdão e não ser perdoado equivale ao mesmo de não pedir perdão e continuar se sentindo culpado, mas aí cada um paga o preço que deseja ou que sua covardia deixa.

Hoje em dia não vejo o direito/dever de pedir perdão como algo tão positivo como achava quando criança, não é sempre bonito positivo perdoar, gente grande complica tudo. E o perdão em excesso parece criar uma estabilidade das pessoas no erro, na mentira, na hipocrisia... Parece que quanto mais você perdoa alguém, menos você se perdoará na próxima vez que tiver de perdoá-lo.

Perdoem a incredulidade, mas é isso aí!





4 comentários:

  1. Nossa, onde eu assino?
    Porque gente grande complica tanto a vida e as coisas?
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Acho que há muito tempo não lia nada no nosso blog que fosse tão bonito e tão doloroso ao mesmo tempo.
    Talvez por causa do momento que eu estou vivendo, ou talvez pq esse momento seja uma realidade da vida adulta, que vai se repetir um milhão de vezes...

    Ô vontade de voltar a ser criança. E olha que eu nem gostei tanto assim da minha infância... Mas nisso de amar e perdoar, realmente era bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Perdão libertador é aquele que é sincero, quando não há sinceridade não passa de desculpa furada. =)

    ResponderExcluir
  4. Então Laila,

    Ai cabe o bom e velho bom senso neah
    perdoar erros infinitamente sem cobrar uma postura diferente de quem nos magoou realmente não é legal.
    Mas, eu acredito no arrependimento verdadeiro também, tem pessoas que precisam ser perdoadas para se libertarem de um possível remorso.

    Bom, da primeira eu perdoo, já nas próximas não garanto tanto. É assim que eu faço. =]

    Bjuuus

    End Fernandes

    ...

    ResponderExcluir