sábado, 24 de novembro de 2012

“O que você ganha com isso?”



Essa pergunta sempre aparece na minha vida como um balde da água fria... Sempre quando eu não penso em ganhar nada, sempre quando as coisas vão acontecendo e vão se tornando importantes, quando começo a me empolgar e me importar, quando se torna impossível atrás e abandonar a questão... Aí vem uma pessoa que não compreende e me joga esse balde de água fria verbalizado, perguntando: “O que você ganha com isso?” ou “Você ganha dinheiro com isso?”.

Se a pergunta veio agora quando eu estou ajudando um servivo, antes já apareceu quando eu comecei a mexer com blogs, ou quando eu resolvi que queria aprender a pintar, ou quando eu quis organizar um festival que não saiu do papel, ou outras vezes em que eu movi montanhazinhas por causa de coisas que as pessoas não compreendiam.

Em geral, eu nunca questiono o que eu vou ganhar. Nas relações, nas ações, no cotidiano... Eu acredito que somos mais felizes quando agimos por impulso, por empolgação ou espontaneamente. Poucas coisas pra mim são tão tristes quanto perder a espontaneidade. Começar a agir só quando certos requisitos que envolvem algum ganho aparecerem? Prefiro nunca agir, se for o caso.

Porque o que eu ganho com cada coisa que faço é a certeza de que estou fazendo aquilo que me permite ser fiel a mim mesma, aos meus princípios, aos meus valores. Eu ganho  a certeza de que fiz minha parte, de que fiz o que estava ao meu alcance... Outras vezes eu ganho o prazer, a satisfação de se fazer o que gosto, em troca da minha própria aprovação...

E quando me jogam esses baldes de água fria interrogativos, eu ganho uma pontinha de tristeza. Tem gente que vai morrer sem saber o que é hobby, sem saber qual é o prazer de topar um desafio apenas porque a caminhada vale a pena, ou sem nunca ajudar alguém ou alguma causa, por não receber nada em troca. Dá vontade de avisar, de gritar, de jogar um balde de água morna, pra ver se aquece o coração do ser humano, enquanto grito: “AS MELHORES COISAS DESSA VIDA NÃO SÃO REMUNERADAS”!!!  Mas não sei como fazer isso, por enquanto, só faço mais um post, pelo qual não ganho nada em troca. 

5 comentários:

  1. Da próxima vez, responde que você ganha paz de espírito por ter ciência de que está fazendo algo bom.
    Sempre tem um egoísta e/ou preguiçoso que não faz nada de bom e ainda tenta desestimular quem se esforça.

    ResponderExcluir
  2. Esse lance de "e o que você ganha com isso?" é bem parecido com aquele (a) rapaz/moça que ao invés de viver uma coisa legal com alguém pela pura paixão/espontaneidade, apela pro jargão financeiro e diz "ah, não sei se vale o investimento..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí... as vezes a experiência já é o retorno do tempo investido =)

      Excluir
  3. sei exatamente o que é isso: ainda ouço o pessoal falando que devia ganhar dinheiro com meu blog ¬¬ escrevi sobre isso por esses dias mesmo.

    assinto embaixo :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Aliás, há sempre uma frase excelente de um professor de marketing em um livro muito legal chamado "A Arte da Guerra Para Quem Mexeu no Queijo do Pai Rico":
    Trabalho se fosse bom não era remunerado.

    As pessoas confundem as coisas. Nós buscamos o dinheiro porque precisamos.

    Se quisermos algo além do primitivo, das necessidades, de pagar as contas e viver uma vida tediosa, devemos ir além do monetariamente viável / rentável.

    Não apenas as melhores coisas da vida não são remuneradas, como as piores são.

    ResponderExcluir