terça-feira, 7 de junho de 2011

Inveja do pênis?

Quem foi uma vez que falou sobre inveja do pênis? Freud, né? E alguém citou em algum post nosso aqui...

Enfim, o termo só podia ter sido cunhado por um homem, afinal, de modo geral, só os homens são capazes de reduzir quase tudo a um órgão genital, e dar tanta importância a ele. Eu não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas acho que quando a psicanálise trata disso, não se restringe apenas a inveja do órgão sexual.

Se tem algo no homem que provoca inveja na mulher, com certeza não é a cabeça pensante, nem mesmo a cabeça sexual, mas sim a liberdade, a liberdade e a facilidade de obter a absolvição dos seus erros.

Ainda que você me fale que as mulheres possuem liberdade, ainda que as coisas tenham melhorado muito pras mulheres nas últimas décadas, blábláblá... O fato é que o homem pode mais, desde sempre.

O homem leva a peguete pra casa, dorme com ela, e no outro dia tudo bem. Se a moça engravidar, a sogra vai sempre tratá-la como uma puta que engravidou sem nem mesmo ter namorado o seu querido filhinho, mas nunca vai tratar o filhinho como um puto, ou algo similar.  O homem se esfrega em quantas mulheres quiser na balada, e sempre volta pra casa como o cara, e não como o rodado. O homem faz e acontece sem ser chamado de safado, de vagabundo, etc e tal, talvez ele até seja chamado d e “homem de verdade” por causa de tais façanhas.

Para mim nada disso é bonito de se ver, seja feito por homem, seja feito por mulher. Ainda sou conservadora o bastante para acreditar que quando as pessoas se perdem na busca desesperada por prazer sexual devem estar com algum problema emocional grave, ou apenas não são do tipo que raciocina muito.  

Contudo, acho que é muito mais difícil para a mulher. Enquanto homens e mulheres precisam conviver com seus erros, de modo geral, só a mulher precisa conviver com seus erros, mais o medo dos julgamentos e sentenças que vai receber, pelo menos quando se trata da questão sexual. Enquanto o homem pode se vangloriar, pode descrever para os amigos, e às vezes até para o pai, para o tio, etc e tal, a mulher precisa aprender a ficar calada, principalmente se considerar um erro, afinal, se ela já precisa lidar com a auto-condenação, porque também lidar com a condenação vinda da boca dos outros?

Inveja do pênis é um péssimo nome, se é que é o nome do assunto que estou tratando aqui. Mas que há inveja da liberdade e da absolvição, realmente há.

9 comentários:

  1. Ana essa inveja é realmente intrigante =]

    Quando vc afirma que tem inveja de uma tal liberdade masculina a sua feminilidade nao ficou em nenhum momento abalada. Concorda?

    Agora, por exemplo, se um homem fizesse um texto oposto a esse exaltando uma certa liberdade feminina a sua masculinidade seria diluida em segundos. Muitos na verdade nem o chamariam de homem rs.

    Um exemplo legal disso é que vc pode beijar uma amiga no rosto e a sua feminilidade estara inquestionavel diante a sociedade, já o inverso não acontece nem aqui nem na China.

    Essas raizes culturais e valores trazem um certo incomodo para ambos o generos, é isso que eu quero dizer. Não que esses papeis impostos moralmente sejam de todo mal e o fim fo mundo, eu não penso isso. As vezes eles são legais justamente por isso =] por que mostram as dificuldades e habilidades de cada um.

    Mas, ao menos vc pode expressar essa "carencia".

    Não pense que o homem é um ser imuni e livre totalmente, isso sim não é verdade.

    Bjuuus

    =]

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei em vários comentários que não seriam absolvidos aqui, olha só, que ruim isso.

    Será que isso é pq eu sou não homem?

    =]

    Ahhhh!

    Mas eu acho que mulher liga muito para o pitaco alheio e isso os homens são bons em ignorar. Enquanto a mulher não largar a síndrome da vizinha fofoqueira ou a pose da mocinha frágil de família vai continuar se sentindo na desvantagem perante os homens e sua pose descolada de "foda-se, fiz mesmo!".

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Laila tá faltando um "Foda-se DEI mesmo" para as mulheres.

    ResponderExcluir
  4. É, concordo com a Laila, mas sabemos que o foda-se não é apenas um botão que se liga, como é descrito em comunidades do okt.
    =p

    Concordo com o End tb, mas aí é outra história...

    ResponderExcluir
  5. Acho que no pênis ficou contido todo o poder do sexo masculino, talvez não voltado pro lado sexual. Eu não tenho inveja, porque ser homem também não é fácil. Como ser mulher não é fácil. E sendo tudo assim pouco fácil, dá uma preguiça do cão... rs

    Beeeeeijos, Ana!

    ResponderExcluir
  6. É válida qualquer manifestação feminina que seja contrária e diferente da maioria masculina-machista. Como nunca dantes as mulheres estão tendo mais liberdade em falar e fazer o que quere e a tendência é que com o tempo homens e mulheres tenham direitos mais equivalentes isto só acontecerá de fato quando deixar de existir a divisão de gêneros: coisa de mulheres e coisas de homens. Enquanto não nos levantarmos (homens e mulheres) contra o sexismo, a misogênia, contra a homofobia e qualquer outro tipo de preconceito de gênero.

    3 exemplos de quebra de paradigma:

    http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/programas/1550

    http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/programas/1030

    http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/programas/936


    Beijo, meninas.

    ResponderExcluir
  7. Óbviamente vc.esta falando de homens solteiros,porque os casados não gozam (opa,epa) dessa tal liberdade (letra de pagode).
    Nós só mandamos enquanto somos solteiros,meu caso,mas quando casados,meu ex caso,somos escravos de vossas senhorias.

    ResponderExcluir
  8. Se em alguns aspectos Freud foi um gênio e um homem à frente do seu tempo, em outros, evidentemente (como qualquer simples mortal), ele foi produto de seu contexto histórico, reproduzindo preconceitos e ideias que hoje sabemos equivocadas.

    De todo modo, a Ana já acertou em cheio no post, quando afirmou que acha "que quando a psicanálise trata disso, não se restringe apenas a inveja do órgão sexual". É por aí mesmo :)

    Lacan, com suas complicações, esclareceu esse ponto de vista quando teorizou sobre o "falo". A "inveja do falo" (nem me lembro se ele usou esse termo) está longe de se equalizar com a inveja do pênis no sentido de pinto. O falo, se bem entendi algo de Lacan, é apenas um símbolo para "poder", inclusive sob o ponto de vista social - o que se concilia perfeitamente bem com o argumento do post.

    Isso tudo sem contar que temos a brilhante Melanie Klein, que mesmo sem deixar de ser psicanalista, reformulou completamente a concepção da sexualidade feminina, conferindo-lhe caminhos próprios, que passam longe dessa visão "sexualidade feminina = sexualidade masculina do avesso".

    ResponderExcluir
  9. Não acho que seja uma questão apenas de se importar com a opinião alheia, uma vez que em várias situações você depende dela.

    A sexualidade humana é muito mais complexa que a dicotomia "mulher/homem", mas é fato que socialmente o homem possui mais liberdade em alguns aspectos. Isso porque profissionalmente, por ex., os homens ainda são mais cobrados que as mulheres, o que decorre de um pensamento machista, mas não deixa de ser verdade. Nesse sentido, algumas mulheres ainda têm mais liberdade de escolha conferida pelos pais, pois alguns - muitos - destes ainda acham que tudo se resolve quando suas filhas se casarem. Vejo que isso ainda acontece muito, enquanto em contrapartida um cara deve estar ganhando dinheiro desde os 18 anos.

    Mas no meu caso eu preferiria sofrer - só - pressão profissional ao invés de ser pressionada para ser santa - também.

    ResponderExcluir