domingo, 17 de julho de 2011

Brechó de passado

Já foi cantado por aí: "e o passado é uma roupa que não nos serve mais"... Mas o que me intriga é porque vira-e-mexe tiramos esse bendito do guarda-roupa e achamos que algum modelito que não caiu tão bem em uma estação passada irá fazer tendência agora.

Não entendo essa mania de guardar para tentar usar na próxima estação, vestir com o sentimento de que ‘agora vai’ e depois se deparar com aquela transparência constrangedora que insiste em nos mostrar que isso já não nos cai tão bem.

Rasgar » desbotar » desfiar » tornar inapropriado para o uso, qual a dificuldade em procurar novos planos?

Não acredito que seja uma boa ideia criar um brechó de passado, no qual teria no estoque vários sentimentos já usados: mágoas de manga longa, amizades falsas de pele de onça, sustos de calças curtas, lutos de pretinho básico, tesão de camisa xadrez e as ilusões sempre usando tons claros e trazendo sentimentos lúgubres.

Sim, aparecem situações em que o presente aperta tanto, tanto, que falta o ar. Então, caso o passado esteja ali guardadinho, pouco usado, você se sentirá tentada a tirá-lo da gaveta e experimentar para saber se ainda lhe cabe.

Mas a pergunta é: Por que ao invés de ficar criando algum tipo de brechó de passado, você não vai às ‘compras’ de presente para o seu presente de presente?

8 comentários:

  1. Ai, esse post ficou ótimo e é de ampla aplicação. Muita gente gosta de brechó de sentimentos, de pessoas, que não servem de nadinha, nadinha, nadinha.

    ResponderExcluir
  2. como diria minha mãe: quem gosta de passado é museu.

    gostar, eu não gosto, mas eu gostaria de esquecê-lo haha

    ResponderExcluir
  3. até, inclusive... uma vez tentei vestir um sentimento velho e tipo endureceu meu coração por uns muitos anos, tantos q perdi a conta, iauahauahuahaua (drama)

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, e realmente de ampla aplicação.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Poucas e sábias palavras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. "brechó de sentimentos" é uma ótima noção. acho até que vou incorporar esse post enviando pros amigos que têm como hobby a custumização dos sentimentos todos. mas fico preocupada de deixá-los chateados, principalmente aqueles do tipo pessoa-que-não-desapega-do-ex. meio delicado ;)

    ResponderExcluir
  7. Amei!!

    Esse parágrafo:
    "Não acredito que seja uma boa ideia criar um brechó de passado, no qual teria no estoque vários sentimentos já usados: mágoas de manga longa, amizades falsas de pele de onça, sustos de calças curtas, lutos de pretinho básico, tesão de camisa xadrez e as ilusões sempre usando tons claros e trazendo sentimentos lúgubres."

    Ficou fantástico!! Tanto pela idéia que transmite como pelo estilo e estética do texto invejáveis...

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir